O desafio
Diante da pouca participação, falta de comunicação e baixo sentimento de pertencimento e valorização de docentes, famílias e estudantes, a equipe gestora pôde envolver a comunidade escolar na elaboração de uma solução coletiva.
A escola que inspirou a prática
- Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa
- Educação Infantil
- Escola urbana com 467 estudantes e 16 docentes titulares
- Ano de referência – 2023
- Município de Sobral (CE)
Esta prática foi inspirada na entrevista com Maria Lucilene de Lima sobre sua experiência em gestão escolar. Agradecemos a Maria Lucilene por compartilhar conosco iniciativas realizadas para a melhoria da aprendizagem.
A solução
Gestão escolar e docentes podem desenhar coletivamente projetos institucionais para combater os principais desafios mapeados pela comunidade escolar. Isso valoriza a comunidade e ressalta a importância de cada uma(um) na construção e manutenção do clima escolar e nos resultados de aprendizagem. É importante contar com o apoio da secretaria de educação do município.
A temática de um projeto institucional pode atender a qualquer demanda e necessidade da unidade escolar ou, ainda, pode englobar uma ação pontual ou um conjunto de ações. A quantidade de projetos e seu grau de complexidade irão variar, de acordo com a estrutura institucional, as necessidades de cada escola, a quantidade de pessoas envolvidas, recursos disponíveis etc.
Principais resultados
- Aumento da presença das famílias na escola.
- Equipe docente mais comprometida com os resultados de aprendizagem e clima escolar.
- Estudantes mais estimuladas(os) e familiarizadas(os) com a importância da participação e gestão democrática.
- Gestão escolar menos sobrecarregada com ações.
- Fortalecimento da equidade na comunidade escolar, já que cada uma(um) estará contemplada(o) nas decisões para toda a escola.
Passo a passo para estruturação de um projeto institucional
- Reúna equipe docente e comunidade escolar, ou aproveite eventos já agendados, para compartilhar o que é um projeto institucional e a diferença entre ele e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). O PPP garante direitos, valores e critérios para que as ações da escola existam. O projeto institucional é o desdobramento do PPP em ações concretas.
- Realize um diagnóstico participativo, envolvendo a comunidade escolar (docentes, estudantes, funcionárias/os e familiares), para conhecer desafios, oportunidades e soluções potenciais para os problemas. Você pode elaborar uma pergunta de múltipla escolha e compartilhar com a comunidade escolar, por meio de bilhetes, cartazes ou grupos de WhatsApp: 1. Na sua opinião, qual o principal desafio enfrentado pela nossa escola?; 2. Como melhorar a aprendizagem de estudantes?; 3. Como melhorar a relação entre a escola e a família?; 4. Como valorizar o papel da(o) docente?; 5. Como melhorar o clima escolar e as relações interpessoais?
. - Defina um objetivo geral que englobe esses desafios e seja o escopo do projeto institucional. Por exemplo, garantir que todas as crianças tenham seu pleno desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social até os 5 anos de idade.
- Faça uma análise detalhada das necessidades da escola para que os desafios sejam superados (aspectos como aprendizagem de estudantes, infraestrutura, recursos disponíveis, entre outros).
- Estabeleça objetivos específicos, indicadores e metas para cada item do projeto, alinhados com o PPP e com as prioridades educacionais do município. Por exemplo, objetivo específico: valorizar a importância das famílias, aplicando o princípio da equidade. Indicador: reuniões para tratar temas de interesse de famílias em situação de vulnerabilidade social. Meta: 90% de presença das famílias nas reuniões.
- Defina responsabilidades e um cronograma de implementação das iniciativas. Lembre-se de que um projeto institucional deve ter início, meio e fim muito bem definidos.
- Identifique o que é necessário para implementar o projeto institucional: recursos financeiros, materiais, humanos e parcerias com instituições ou organizações. Desenvolva estratégias para mobilização de toda a comunidade escolar.
- Apresente o projeto institucional à secretaria de educação do município, destacando sua relevância, seus objetivos, atividades previstas e benefícios esperados.
- Busque apoio e orientação da secretaria de educação para alinhar o projeto com as políticas e diretrizes educacionais do município. Fale sobre a necessidade de recursos e solicite financiamento, capacitação e/ou suporte técnico, conforme necessário.
Passo a passo para implementação e monitoramento do projeto institucional
- Inicie a implementação do projeto, garantindo uma comunicação inclusiva com todas(os) as(os) envolvidas(os) e monitorando regularmente o progresso em relação às metas e aos indicadores definidos.
- Institua rituais de acompanhamento – reuniões semanais com hora pré-definida, por exemplo – para um bom uso do tempo das pessoas envolvidas.
- Realize ajustes e adaptações, conforme necessário, com base em feedbacks, avaliações periódicas e mudanças no contexto educacional.
- Avalie os resultados e impactos do projeto em relação aos objetivos estabelecidos, utilizando indicadores quantitativos e qualitativos. Os objetivos podem ser mais abrangentes e qualitativos. Já as metas precisam ser quantificadas.
- Prepare relatórios de acompanhamento, avaliação, resultados e próximos passos para compartilhar com a secretaria de educação e outras partes interessadas.
- Desenvolva estratégias para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto a longo prazo, por exemplo, incluí-lo no PPP, integrando as atividades com as práticas institucionais da escola e a capacitação de lideranças e equipes para comandar iniciativas similares no futuro.
A equidade na rotina da escola
- O projeto institucional construído coletivamente permite que todas(os) tenham voz e também acolham as necessidades e expectativas relacionadas à aprendizagem. Famílias e alunas(os) em situação de vulnerabilidade social também terão a oportunidade de se posicionar, criando um diálogo mais inclusivo, o que refletirá no clima escolar, na dinâmica da sala de aula e, consequentemente, no desenvolvimento equânime das(os) estudantes.
Desafios enfrentados
- Definir com precisão e em comum acordo as necessidades da escola e da comunidade escolar. Essa ação pode exigir uma análise detalhada do contexto educacional, socioeconômico e cultural, o que demanda tempo e dedicação da equipe gestora.
- Mobilizar e envolver ativamente todos os membros da comunidade escolar – incluindo equipe gestora, docentes, estudantes, funcionárias(os) e familiares – no processo de elaboração do projeto institucional.
- Garantir que o projeto esteja alinhado às políticas e diretrizes educacionais do município exige conhecimento e colaboração com os órgãos responsáveis pela educação.
Materiais de referência
Comunidade escolar envolvida
- Docentes
- Funcionárias(os) da escola
- Equipe gestora
- Famílias
- Estudantes
- Equipe da secretaria de educação
Para saber mais
Esta prática contribui para uma gestão estratégica compartilhada, pois implementa processos periódicos e participativos de planejamento estratégico, que resultam em plano de ação com metas e estratégias voltadas a garantir acesso, permanência, aprendizagem, desenvolvimento integral e conclusão da trajetória escolar com qualidade e no tempo adequado (clique e saiba mais).