O desafio
No início do ano letivo de 2013, 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, do total de 66 estudantes divididas(os) em três turmas, não estavam alfabetizadas(os). O índice de reprovação era alto em outros anos também e a comunidade escolar estava dividida. A avaliação diagnóstica interna e a nota do Ideb de 4,8, alcançada em 2011, reforçaram que os resultados não eram efetivos, prejudicados também pela falta de um clima escolar positivo. Entre as 18 escolas do município, a Santo Lazarini da Silva ocupava sempre as últimas colocações nas avaliações (2005 – de 13 escolas, 13º lugar; 2011 – de 19 escolas, 18º lugar), o que poderia ter sido agravado pelo clima escolar desfavorável.
A escola que inspirou a prática
- Escola Municipal Santo Lazarini da Silva
- Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Pré I até o 5º ano
- Escola rural com 380 estudantes e 18 docentes
- Ano de referência – 2023
- Município de Castro (PR)
Esta prática foi inspirada na entrevista com Kleber Roberto Sviercoski sobre sua experiência em gestão escolar. Agradecemos o Kleber por compartilhar conosco iniciativas realizadas para a melhoria da aprendizagem.
A solução
A equipe gestora decidiu mudar essa realidade, estimulando a participação de toda a comunidade escolar (estudantes, docentes, famílias, entre outras/os) na revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), para focá-lo na alfabetização na idade certa. Ações foram implementadas junto à comunidade escolar e os resultados apareceram na avaliação diagnóstica interna, na nota do Ideb e na melhoria do clima escolar, assim como na relação entre docentes e estudantes. Com essas iniciativas, houve uma melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem, constatado pelo aumento da nota do Ideb (2013, Ideb 5,8 – de 17 escolas, 7º lugar; 2015, Ideb 6,5 – de 15 escolas, 3º lugar; 2019, Ideb 7,6 – de 16 escolas, 3º lugar). Devido ao contexto ocasionado pela pandemia da Covid-19, em 2021, a Escola Santo Lazarini da Silva atingiu 7,2, ficando em 4º lugar entre as 18 escolas do município de Castro.
Principais resultados
- A partir do momento em que as decisões foram tomadas coletivamente, houve um entendimento de corresponsabilidade por parte da maioria da comunidade escolar.
- Atingimento de 100% das metas contempladas nas ações de alfabetização do PPP, no ano de 2023. São elas:
- Níveis de escrita – do total de estudantes, 90% ortográficos e 10% alfabéticos.
- Níveis de leitura e interpretação – do total de estudantes, 90% leem textos com fluência e 75% interpretam diferentes gêneros textuais.
Passo a passo para definição de objetivos, metas e estratégias para ação de alfabetização no PPP
Antes das definições sobre ação de alfabetização no Projeto Político-Pedagógico (PPP)
- Explique o que é o PPP para grupos menores (famílias, funcionárias/os, docentes e estudantes), dependendo do tamanho da escola. Mas lembre-se de que as decisões relativas às ações contidas nele devem ser feitas coletivamente. Use metáforas para explicar a importância da elaboração conjunta do PPP: a equipe gestora inicia a reunião, relatando que todas(os) fazem parte de um trem em que a locomotiva é a direção e os vagões são grupos da comunidade escolar, que seguem juntos para atingir o mesmo objetivo.
- Tenha muita clareza e apoie a equipe gestora sobre a importância de um PPP com foco na alfabetização, que servirá para o direcionamento da gestão. Promova encontros para docentes e traga uma(um) especialista convidada(o). O evento pode ser em um modelo informal como de uma roda de conversa ou uma palestra, que poderá incluir toda a comunidade escolar. O grau de engajamento de docentes e famílias no processo de construção do PPP pode apontar à(ao) dirigente qual a melhor opção de formato a seguir.
- Faça reuniões que fundamentam essa importância, usando materiais disponíveis sobre o tema na secretaria de educação.
- Tenha em mãos dados e informações de contexto da escola sobre alfabetização, agregados aos marcadores de desigualdade educacional, para que as decisões sobre as ações necessárias durante o período de alfabetização do PPP sejam tomadas com embasamento e conhecimento. Reúna também informações sobre frequência, distorção idade e série, repetência, evasão escolar, entre outras que afetem a alfabetização. Acesse aqui o Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial e saiba como fazer esse mapeamento.
- Utilize uma ferramenta para organizar os dados. Planilhas on-line podem ajudar, como as do Google Sheets. Defina a periodicidade do preenchimento – semanal ou quinzenal, por exemplo. Mas tenha cuidado ao utilizar os dados individuais, sempre atento à Lei nº 13.709, de 2018, chamada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
- Use como referenciais para as reflexões da equipe sobre ações de alfabetização no PPP a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e outros documentos orientadores.
- Tenha clareza de que a elaboração de um bom PPP deve contar com a participação e colaboração de toda a comunidade escolar, por isso, órgãos como a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho Escolar devem ter representatividade.
Definição de objetivos da ação de alfabetização no PPP
- Entenda quais são os desejos e as necessidades da comunidade escolar, seus desafios e suas visões sobre a realidade da escola. Por exemplo, alto índice de estudantes do 3º ano que não sabem ler, reprovadas(os). A equipe gestora deve apresentar o contexto da escola para, com a comunidade escolar, priorizar as ações.
- Considere, para a definição do objetivo que querem alcançar, não apenas a aprendizagem das(os) estudantes, mas todo o processo de ensino. É importante ter os dados da escola em mãos, de avaliações diagnósticas internas ou em outros registros que a escola utiliza para acompanhamento da aprendizagem. Apresentar esses dados em gráficos e tabelas torna-os mais compreensíveis e atraentes para o público em geral.
Definição de metas para a ação de alfabetização no PPP
- Defina aonde deseja chegar a curto, médio e longo prazos. Por exemplo: atingir nota 8 no Saeb no ano “x”.
- Considere que os objetivos não devem contemplar apenas a aprendizagem das(os) estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, mas todas(os) as(os) estudantes, incluindo aquelas(es) que foram diagnosticadas(os) com defasagem na alfabetização, por exemplo, que cursaram o ciclo de alfabetização durante a pandemia da Covid-19 ou enfrentaram outro tipo de emergência educacional.
- Estabeleça, além das metas coletivas (por grupos de estudantes), metas individuais, relacionadas às dificuldades de cada estudante, e metas da escola. Acompanhe periodicamente cada meta para ajustar e repensar a rota traçada inicialmente, se necessário. Se existe uma meta anual, em cada trimestre é preciso acompanhar o nível de atingimento para entender se a ação está obtendo resultado ou se será necessário mudar o percurso.
- Utilize os resultados do monitoramento da aprendizagem de uma(um) estudante (individualmente) no início do ano, para definir que meta ela(e) terá que cumprir até o final do período letivo. Faça o mesmo com os resultados de grupos de estudantes, para definir as metas de grupo; e os resultados da escola, para definir a meta da escola. Exemplos: a meta geral da escola, prevista no PPP, é tirar nota 8 no Ideb; a meta de grupo é que 15 estudantes, do total de 25 de um ano específico, apresentem 90% de aproveitamento na avaliação interna; a meta individual, ao final do 3º ano, é a leitura fluente e a interpretação de diferentes gêneros textuais.
Definição de estratégias para ação de alfabetização no PPP
- Estabeleça as estratégias no PPP, tendo em mãos metas e objetivos, ou seja, trace um plano para chegar aonde se quer. Estratégias pedagógicas, metodológicas, tipos de avaliações escolares, materiais didáticos, uso de tecnologias educacionais, processos de gestão escolar e obras de infraestrutura, com vistas à alfabetização, são aspectos que podem estar contidos no PPP.
- Exponha para a comunidade escolar a importância da inclusão de planos de reforço para estudantes em defasagem, no contraturno, com foco na recomposição da alfabetização e promovido por uma(um) professora(or) alfabetizadora(or) para as turmas do Ensino Fundamental II. Lembre-se de que essa iniciativa deve ter aprovação da comunidade escolar e anuência da secretaria/superintendência de ensino.
- Elenque os meios de mensuração do cumprimento dos objetivos, ou seja, os indicadores educacionais que a escola deverá analisar ano após ano.
- Lembre-se de que o planejamento do PPP, diferentemente do plano pedagógico, foca principalmente ações de longo prazo (dois anos). O mais relevante é definir as estratégias e ações perenes voltadas à alfabetização que continuarão sendo adotadas por um tempo maior, a não ser que uma grande mudança no cenário aconteça.
A equidade na rotina da escola
- Criação de espaços democráticos destinados à participação ativa da comunidade escolar tornou possível construir e implementar um PPP com foco em alfabetização, que respeite a especificidade de cada grupo de estudantes.
- Como para a elaboração do PPP são levantados e analisados os dados dos grupos e dados individuais, percebe-se que cada estudante tem uma vivência e um tempo de aprendizagem, portanto, não aprendem da mesma forma. O ritmo e o tempo de cada estudante são respeitados. Por exemplo: em uma planilha de monitoramento da aprendizagem, fica possível identificar aquelas(es) que estão mais avançadas(os), as(os) que estão na média e aquelas(es) que precisam de mais atenção.
- O planejamento docente tende a contemplar a aprendizagem de cada estudante ou de um grupo de estudantes. Por exemplo: aquelas(es) que necessitam de uma proximidade maior da(o) docente estarão sentadas(os) em lugares mais estratégicos na sala de aula.
Desafios enfrentados
- Desconfiança por parte das(os) docentes na organização das turmas e implementação de novas práticas pedagógicas, pautadas no compromisso coletivo de oferecer uma educação de qualidade com equidade na escola.
Comunidade escolar envolvida
- Estudantes
- Docentes
- Liderança escolar
- Demais funcionárias(os) da escola
- Famílias
Para saber mais
Esta prática contribui para uma gestão estratégica compartilhada, pois aborda a implementação de Projeto Político-Pedagógico (PPP) com base em valores, missão e objetivos construídos e compartilhados de modo participativo e transparente com todos os segmentos da comunidade escolar, que priorizam a promoção da educação de qualidade com equidade para cada estudante (clique e saiba mais).