Aprendizagem e desenvolvimento integral
É quando crianças e jovens, que frequentam a escola, não apresentam a aprendizagem esperada e passam a ter a proficiência correspondente à fase de ensino. Para que isso aconteça, são necessárias ações como reforço escolar, aprofundamento do conteúdo, orientação familiar, apoio na organização da rotina familiar e suporte às(aos) professoras(es), entre outras medidas. A abordagem integral envolve a garantia do desenvolvimento dos indivíduos nas dimensões física, emocional, social e cultural, para uma formação crítica e autônoma.
Prática em destaque
Diagnóstico qualitativo de defasagem escolar
Orientações para avaliar a proficiência das(os) estudantes em suas respectivas etapas de ensino, a fim de embasar soluções eficazes e equitativas de recomposição da aprendizagem.
Escuta ativa para aprimorar o clima escolar
Orientações para desenvolver iniciativas que, por meio da comunicação inclusiva, levem toda a comunidade escolar a se comprometer com um clima acolhedor e equitativo, que garanta condições adequadas para a aprendizagem de estudantes.
Apoio a famílias de estudantes com dificuldade de aprendizagem
Orientações para envolver as famílias nos processos de recuperação da aprendizagem e de alfabetização na idade certa.
Estruturação de práticas pedagógicas personalizadas para alfabetização na idade certa
Orientações sobre como implementar estratégias pedagógicas diferenciadas, como o ensino personalizado por meio de oficinas, que permitam atender às necessidades de cada estudante e promover a alfabetização na idade certa.
Estratégias e ferramentas para acompanhamento da aprendizagem
Orientações para acompanhamento dos avanços da aprendizagem, de forma equânime, por meio da implementação de ferramentas que monitoram o nível de aprendizagem de cada estudante.
Mobilização das famílias com foco na aprendizagem
Orientações para a realização de estratégias que ampliem a convivência e os vínculos das famílias com a escola para promover a alfabetização na idade certa com equidade.
Apoio individualizado para estudantes com dificuldade de aprendizagem
Orientações para a realização de atendimentos pedagógicos personalizados para alunas(os) com maior necessidade de atenção, tendo em vista os marcadores sociais de desigualdade e a garantia da alfabetização na idade certa.
Implementação de formação continuada docente
Orientações para implementação de formação docente ofertada pela secretaria de educação, com participação da equipe gestora e replicação interna para professoras(es), com os objetivos de atualizar e aprimorar as práticas pedagógicas e melhorar o ensino e a aprendizagem de forma equânime.
Acompanhamento pedagógico para docentes da Educação Infantil
Orientações para apoiar professoras(es) da Educação Infantil no aprimoramento de suas práticas, tendo em vista os desafios de aprendizagem específicos dessa etapa inicial da Educação Básica.
Revisão do PPP para elaboração de ações de alfabetização
Orientações para elaboração de ações que viabilizem a alfabetização na idade certa, contidas no PPP, com a participação da comunidade escolar, garantindo que estudantes tenham acesso à educação de qualidade com equidade, desde os primeiros anos escolares.
Participação da comunidade escolar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) para melhorar a alfabetização
Orientações para ações de envolvimento da comunidade escolar na aprendizagem de estudantes, para elaboração, implementação e revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com respaldo da Lei de Diretrizes e Bases e atenção à equidade.
Oficinas alfabetizadoras para reverter a defasagem na alfabetização
Orientações para apoiar a recomposição da aprendizagem de estudantes das turmas do Ensino Fundamental de forma equânime, com o propósito de impulsionar o processo de ensino e aprendizagem.