Infrequência escolar
A infrequência escolar refere-se à irregularidade na presença da(o) estudante na escola. Ela pode ser o primeiro passo para o abandono e a evasão escolar. O abandono escolar é a situação em que a(o) estudante deixa de frequentar a escola antes do término do ano letivo, sem requerer formalmente sua transferência. A evasão escolar ocorre quando uma(um) estudante não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte. Essas situações podem ser causadas por problemas socioeconômicos, de saúde, dificuldades familiares ou falta de apoio, insatisfação com o ambiente escolar, dentre outros. É importante envolver gestoras(es) e docentes na prevenção e no enfrentamento desses desafios, com ações de mobilização que empoderem a equipe escolar sobre seu papel nesse processo.
Monitoramento de beneficiários de programas de transferência de renda para enfrentar a infrequência escolar
Orientações para prevenção e enfrentamento da infrequência de estudantes, a fim de evitar a evasão e o abandono escolares, de forma equânime, com apoio do Conselho Tutelar.
Apoio a famílias de estudantes com dificuldade de aprendizagem
Orientações para envolver as famílias nos processos de recuperação da aprendizagem e de alfabetização na idade certa.
Enfrentando a infrequência em parceria com organizações e lideranças comunitárias
Orientações sobre como envolver as lideranças locais para sensibilizar e mobilizar estudantes e famílias no enfrentamento da infrequência, evitando a evasão e o abandono escolares com equidade.
Mobilização da equipe escolar para enfrentar a infrequência
Orientações para prevenção e enfrentamento da infrequência de estudantes a fim de evitar a evasão e o abandono escolares, sempre com olhar atento à equidade.
Oficinas alfabetizadoras para reverter a defasagem na alfabetização
Orientações para apoiar a recomposição da aprendizagem de estudantes das turmas do Ensino Fundamental de forma equânime, com o propósito de impulsionar o processo de ensino e aprendizagem.