Formação continuada de docentes
A formação continuada de docentes tem como objetivo a atualização e o aprimoramento constante das competências, ou seja, habilidades, conhecimentos e atitudes ao longo de suas carreiras para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Diagnóstico qualitativo de defasagem escolar
Orientações para avaliar a proficiência das(os) estudantes em suas respectivas etapas de ensino, a fim de embasar soluções eficazes e equitativas de recomposição da aprendizagem.
Escuta ativa para aprimorar o clima escolar
Orientações para desenvolver iniciativas que, por meio da comunicação inclusiva, levem toda a comunidade escolar a se comprometer com um clima acolhedor e equitativo, que garanta condições adequadas para a aprendizagem de estudantes.
Estruturação de práticas pedagógicas personalizadas para alfabetização na idade certa
Orientações sobre como implementar estratégias pedagógicas diferenciadas, como o ensino personalizado por meio de oficinas, que permitam atender às necessidades de cada estudante e promover a alfabetização na idade certa.
Estratégias e ferramentas para acompanhamento da aprendizagem
Orientações para acompanhamento dos avanços da aprendizagem, de forma equânime, por meio da implementação de ferramentas que monitoram o nível de aprendizagem de cada estudante.
Implementação de formação continuada docente
Orientações para implementação de formação docente ofertada pela secretaria de educação, com participação da equipe gestora e replicação interna para professoras(es), com os objetivos de atualizar e aprimorar as práticas pedagógicas e melhorar o ensino e a aprendizagem de forma equânime.
Acompanhamento pedagógico para docentes da Educação Infantil
Orientações para apoiar professoras(es) da Educação Infantil no aprimoramento de suas práticas, tendo em vista os desafios de aprendizagem específicos dessa etapa inicial da Educação Básica.
Mobilização da equipe escolar para enfrentar a infrequência
Orientações para prevenção e enfrentamento da infrequência de estudantes a fim de evitar a evasão e o abandono escolares, sempre com olhar atento à equidade.
Valorização profissional e engajamento da equipe escolar
Orientações para desenvolver um clima escolar positivo e melhorar os índices de aprendizagem a partir da valorização de docentes e demais profissionais da escola.
Comunicação inclusiva para aprimorar o clima escolar
Orientações para desenvolver iniciativas que, por meio da comunicação inclusiva, levem toda a comunidade escolar a se comprometer com um clima acolhedor e equitativo, que garanta condições adequadas para a aprendizagem de estudantes.
Círculos de conversas para motivar a equipe docente
Orientações de como realizar a escuta de docentes para criação de um clima escolar acolhedor e inclusivo, que possa fortalecer a equipe e influenciar positivamente a permanência e aprendizagem de estudantes.