Envolvimento da comunidade escolar na aprendizagem

A comunidade escolar faz referência aos segmentos sociais que participam do processo de aprendizagem. De forma ampla, abrange docentes, funcionárias(os), famílias e estudantes, voluntárias(os) e parceiras(os). Todas(os) podem criar condições para um clima propício ao aprendizado, porque uma comunidade escolar engajada não só contribui para o sucesso acadêmico, mas também promove valores como solidariedade e cidadania, proporcionando um espaço diverso, seguro e estimulante para todas(os) as(os) envolvidas(os).

Monitoramento de beneficiários de programas de transferência de renda para enfrentar a infrequência escolar

Orientações para prevenção e enfrentamento da infrequência de estudantes, a fim de evitar a evasão e o abandono escolares, de forma equânime, com apoio do Conselho Tutelar.

Revisão do PPP para elaboração de ações de alfabetização

Orientações para elaboração de ações que viabilizem a alfabetização na idade certa, contidas no PPP, com a participação da comunidade escolar, garantindo que estudantes tenham acesso à educação de qualidade com equidade, desde os primeiros anos escolares.

Participação da comunidade escolar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) para melhorar a alfabetização

Orientações para ações de envolvimento da comunidade escolar na aprendizagem de estudantes, para elaboração, implementação e revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com respaldo da Lei de Diretrizes e Bases e atenção à equidade.

Acionamento do Conselho Tutelar para enfrentar a infrequência escolar

Orientações para prevenção e enfrentamento da infrequência de estudantes, a fim de evitar a evasão e o abandono escolares, de forma equânime, com apoio do Conselho Tutelar.

Mobilização das famílias para enfrentar a infrequência escolar

Orientações para engajar as famílias nos esforços para manter as(os) estudantes na escola, sempre com olhar atento à equidade.